13.5.08

Não será demais?

Isto está mesmo tudo demente ou passa por Portugal uma peste pior que a negra. Graças à comunicação social cheguei a essa pérola da pedagogia moderna que é o site, da responsabilidade do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT), “Tu, alinhas?”, dirigido ao público infanto-juvenil.
Aconselho percorrerem o Dicionário de Calão, de onde me atrevo a extrair alguns exemplos, ao estilo “best of”, devidamente comentados (a itálico):

Algodão - Algodão utilizado como filtro na preparação da dose injectável de droga. A partir de um algodão usado pode fazer-se uma “lavagem” e recuperar assim resíduos para uma nova dose (filtro).
O detalhe é essencial, não vão as crianças achar que o algodão só serve para mergulhar em água oxigenada e desinfectar feridas.

Bafinho - Heroína fumada.
Gosto do termo carinhoso, soa bem!

Base - Cocaína pronta para fumar. Mistura de cocaína com bicarbonato de sódio ou amoníaco e água. É aquecida e posteriormente arrefecida. Por filtragem obtém-se cristais, pedrinha branca pronta para snifar na caneca ou na prata com uma nota enrolada.
Fantástico o que uma pessoa aprende. Não sei se isto tem o patrocínio de uma marca de laboratórios para criança, mas lá que está bem descrito, isso está.

Betinho - Aquele que não se droga. Conservador e desinteressante.
Gosto da forma como está dito. Para o IDT o “betinho” é mesmo um marginal.

Bolha - O aquecimento da heroína transforma o pó em líquido cujo fumo será inalado. “Olha a bolha” expressão irónica reveladora do fascínio que o brilho dessa bolha exerce junto dos heroinómanos, sedução e atracção “irresistíveis”.
A subtileza das aspas é suficiente para as crianças perceberem a ironia da palavra “irresistíveis”. Num país em que elas mal sabem ler, acho que já as vejo a cantar “Olha a bola, Manel” enquanto, fascinadas, fazem bolhas irresistíveis de heroína.

Careta - Aquele que não se droga e, por isto é considerado conversador, desprezível e desinteressante.
Outro marginal, assim como o betinho. Não se poderá exterminá-los, a esses seres hediondos.

Curtir - Sentir o prazer da droga. Saborear um acontecimento agradável. Ter prazer. O prazer da droga como um acontecimento agradável.
Sem comentários.

Dar de pino - Sair do local. Sair de casa. Desabrochar.
Isto deve ter o apoio de muitos pais fartos de aturar adolescentes mal educados, irão por certo aplaudir o empenho do estado em os ajudar a ver-se livres deles.

Desbroncar - Sair de casa. Clarificar a cena.
Seria mais interessante ensinar a clarificar manteiga do que a “cena”, além de que parece haver uma obsessão pelas fugas de casa das crianças.

Destilar - Processo de preparação de uma substância para injectar, por via endovenosa, a partir de comprimidos ou supositórios. Processo de preparação de comprimidos ou supositórios para os injectar.
Introdução à Farmácia – parte I

Fazer um leitor - Roubar um leitor de cassetes/CD?s de um automóvel.
Estímulo à economia paralela. Não sei se o ministro Manuel Pinho apreciará esta entrada.

Fazer uma lavagem - Utilizar um algodão já usado, sem juntar mais droga, para aproveitar o que terá ficado retido nele, e injectar esse caldo. Aproveitar algodão já usado num caldo anterior, sem juntar mais droga, para extrair esses restos e injectar novo caldo.
Em tempos de carestia é sempre importante poupar.

Febre de limão - Síndroma febril, passageiro, atribuído pelos toxicodependentes à utilização de limões deteriorados na preparação de um “chuto” de heroína.
Terrível síndroma, por certo devido ao excesso de fertilizantes nos limoeiros. O ministro da agricultura devia tomar uma posição sobre isto.

Garrote - Apertar o braço fazendo sobressair as veias, afim de dar o “chuto”. Cinto para apertar o braço fazendo sobressair as veias para se picar.
E eles coitados, a pensar que o que era suposto chutarem era a bola.

Lavagem - Recuperar restos de heroína no algodão de lavagem e na seringa para injectar novamente.
De novo a preocupação com a poupança. Bravo!

Queca - Ter relações sexuais.
Pois com onze anos está muito bem. Que pena no meu tempo isso não acontecer.

Queimar - Aquecer com o isqueiro a heroína ou cocaína, até fazer a bolha brilhante, cativante e vaporosa cujo fumo será inalado com a ajuda de uma nota enrolada em tubo.
“Olha a bolha, Manel. Olha a bolha, Manel.”

Rush - Nitrato de Amyl.
Farmacopeia II

Shoot - Aspiração nasal de cocaína, heroína, colas ou solventes.
Mães deste país, guardem bem as UHU e as Araldite.

Speed ball - Mistura de uma droga estimulante (cocaína) com uma droga sedativa (heroína), usada por via endovenosa.
Inglês técnico I

Posto isto irei frenético telefonar às minhas irmãs, pois acho essencial que os meus sobrinhos percorram com afincado cuidado este site de modo a ficarem com um Phd em drogas, essencial para a sua vida futura.
O fantástico é que esta gente paga por nós, pois trabalha num instituto público, perde o seu tempo a criar um site que, no fundo, ensina todo o mundo das drogas às crianças, com pormenores elaborados e rebuscados que nem no Casal Ventoso serão do conhecimento de todos.
No fim uma questão: e não se pode espancá-los, já que por certo não serão despedidos?

Sem comentários: