21.4.09

.

Morreu J. G. Ballard. Não conhecia a fundo a sua obra, mas li, e reli, um livro seu de que muito gostei e me marcou. Foi um dos casos em que o filme em nada era inferior ao livro, apesar de ser obra relativamente mal amada. Falo de “O Império do Sol”. Grande livro, ainda mais cru do que um filme. Nas mãos de Spielberg tornou-se, por motivos vários, um dos filmes da minha vida. As interpretações de Christian Bale, como Jim, e de John Malkovich, como Basie, são inesquecíveis e a sua história de sobrevivência é contada de uma forma belíssima. Ficaram na memória muitas e muitas cenas de um filme onde Spielberg mostrou toda a sua genialidade para além dos efeitos especiais e dos filmes fantásticos. Acho que vou aproveitar hoje para procurar a cassete de VHS e rever de novo. Foi a primeira cassete original que comprei, assim como foi o primeiro cartaz de um filme que esteve na parede do meu quarto. Ainda mantenho os dois, como parte importante das minhas memórias de adolescência.

Sem comentários: