7.7.06

Joga bonito

O Mundial tem gerado uma multitude de reacções, comentários, análises ou dissertações. O tema mais batido tem sido a qualidade dos jogos e do jogo das equipas. Má, muito má. Chata, monótona. As equipas pautaram-se, na generalidade, por uma clara prioridade em não perder que se sobrepõe a qualquer sonhadora ideia de querer ganhar. Os jogos afastam-se então do que entendemos por futebol para se aproximarem mais da postura do xadrez de raciocínio frio e implacável. Argumenta-se que o que interessa é ganhar, que jogar bonito é um conceito ultrapassado, fala-se de produtividade. Em abstracto é verdade, o futebol é um jogo e os jogos existem essencialmente para se ganhar. Esquece-se que este jogo, este negócio, existe e é importante porque tem adeptos, porque milhões de pessoas chamam o dinheiro da publicidade que faz mexer a máquina. O que se passa é que Mundiais como este contribuem vastamente para a diminuição exponencial dos adeptos. Como vou eu convencer os meus sobrinhos das maravilhas do futebol quando todos lá em casa adormecemos aos dez minutos de jogo?
O meu gosto de futebol foi estimulado por Sócrates e Zico, por Maradona e Valdano, por Roger Milla. Foi com este futebol bonito, para alguns inútil e pouco objectivo, que me tornei feroz consumidor de Campeonatos do Mundo, competição onde a variedade de estilos e jogos me apaixonava. Ansiava sempre pela surpresa africana, pelos novos artistas do Brasil, pelo futebol rápido e atlético da Inglaterra ou da Dinamarca. Na altura a nossa selecção era uma inexistência, só esporadicamente quebrada no Europeu em que Chalana passeou o seu futebol. A ausência da nossa selecção aguçava o gosto do jogo pelo jogo, a admiração pela qualidade e pela arte.
Hoje, só dificilmente cedo a ver jogos que não sejam da Selecção Nacional ou do Sporting. Este Mundial reforçou isto com algumas secas a que, por teimosia, me prestei. Se nada mudar, o futebol irá tornar-se nisto, um campo de batalhas nacionais (ou clubísticas) em que só a vitória interessa. Cada vez serão menos a ver jogos em que não entrem as suas equipas, cada vez serão menos os adeptos. O futebol será cada vez mais um negócio chato e desinteressante e menos um desporto estimulante.

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