24.10.06

Filmes do País

O governo, sempre tão atento ás coisas modernas, estranhamente ainda não se lembrou de contactar M. Night Shyamalan, conhecido realizador de cinema, para se deslocar a Portugal. Seria uma importante operação com vista à cedência de direitos de algumas histórias passadas no nosso país, com a contrapartida de as mesmas serem filmadas por cá. Ao chegar, por certo que o realizador resolveria mudar-se por tempo indeterminado, ao descobrir um filão de histórias, tão ao seu gosto, em que as mais improváveis coisas parecem ter força e vida próprias. Vejamos:

1 – Há uma ponte que resolve cair. Não por que uma tempestade devastadora, com furacões seguidos de tremores de terra, pesasse sobre ela, apenas porque sim, porque terá ganho vida própria e, por qualquer motivo, lhe apeteceu. O seu estado de conservação era excelente e ninguém tinha elementos que lhe permitissem desconfiar que ia cair. Apenas caiu.

2 – Há um túnel do metropolitano que é previsto para uma zona ribeirinha. O projecto e a obra são exemplares e têm em conta todas as especificidades de subsolo da zona do em causa. Estranhamente, parece que o túnel ganha vida própria e insiste em não querer ser concluído. Mete água, faz deslizar a terra à sua volta, e deixa perplexos os projectistas, os construtores e os donos de obra. Há quem questione maldições relacionadas com naus afundadas nas redondezas, certo é que os anos passam e em seu redor continua um magnífico estaleiro sobre o rio.

3 – Um túnel de provecta idade chegou a um tal estado de degradação que necessitava, por razões de segurança, de obras. Tudo se acerta e estabelece-se que a obra durará um ano, durante o qual o túnel será encerrado. Passado esse tempo sabe-se que a obra quase não avançou e demorará mais algum tempo. O motivo parece ser a presença de um fantasma do Adamastor que teima em não deixar que as modernices entrem no túnel e lhe levem a patine adquirida ao longo dos anos.

Na forja:
4 – Crianças de uma instituição estatal são comprovadamente abusadas. O processo arrasta-se em tribunal e ninguém é condenado. Fica um mistério assustador: que estranho ser terá abusado repetidamente das crianças desaparecendo posteriormente sem deixar rasto?

5 – O futebol do país treme com um enorme processo de corrupção que atinge muitas das maiores figuras do meio. São tornadas públicas escutas claramente comprometedoras. O processo é arquivado perante a estupefacção geral. Um conhecido imitador é preso por obstrução à justiça e desrespeito pela autoridade, negando veementemente todas as acusações. Quem terá sido o maléfico criador de todo este processo sobrenatural?

Sem comentários: