20.2.09

Palavras de outros

"a grande porca"
Há algumas semanas atrás, na SIC, Medina Carreira citou a expressão de Bordalo Pinheiro referindo-se à política em Portugal. Plagio Medina Carreira num dia em que são publicadas novas notícias sobre José Sócrates, desta feita a propósito da compra da sua casa no edifício Heron Castilho.
Ponto prévio - não sei se o primeiro-ministro:
- recebeu luvas no Freeport;
- simulou o valor pelo qual comprou a sua actual casa aquando da escritura;
- terminou a licenciatura por favor, beneficiando do facto de António Morais ser professor de 4 das 5 últimas cadeiras do seu curso;
- enviou o exame de inglês técnico por fax do ministério;
- assinou projectos, enquanto engenheiro técnico, que não foram por si elaborados;
- foi sócio de Fátima Felgueiras e de Armando Vara na Sovenco, ignorando propositadamente tal facto na sua biografia;
- sabia que o famoso relatório sobre a educação não era da OCDE quando afirmou o seu contrário;
- ...
O que sei é que vários ministros de Cavaco foram, por muito menos, 1.ªs páginas do Independente.
O que sei é que o anterior Governo, liderado por Santana Lopes, foi demitido por muito menos (por via da dissolução parlamentar).
O que sei é que a procuradora que tem a seu cargo o processo do Freeport já veio a público manifestar compreensão pelo mau estar do primeiro-ministro com o caso.
O que sei é que se fala de uma gravação em que alguém afirma ter pago luvas ao primeiro-ministro.
O que sei é que já vieram diversos camaradas de Partido sugerir que Sócrates desse explicações.
Posto isto, é para mim incompreensível que o primeiro-ministro não tome a iniciativa de esclarecer todas as dúvidas acerca dos temas acima mencionados, e que continue a persistir na tese da calúnia e da difamação.
Se eu estivesse no lugar dele, e não tivesse nada a esconder, podem ter a certeza que nesta altura já teria disponibilizado o acesso a todos os meus dados pessoais que permitissem calar os alegados boatos, arrumando de uma vez por todas com as suspeições vindas a público nestes últimos tempos.
Não ponho em causa que, no âmbito criminal, Sócrates é inocente até trânsito em julgado de condenação. Não é isso que está em discussão. O que está em discussão é a sua honorabilidade. O que está em discussão é saber se Sócrates tem condições para continuar a governar o país.
Eu acho que não tem.

Rui Castro no 31 da Armada

Sem comentários: