5.11.04

Bush

Ao contrário do que os politicamente correctos desejavam, Bush ganhou (ou talvez tenha sido Kerry a perder, mas isso é outra questão). A notícia não me deixa satisfeito, mas pode permitir, isso sim, perceber que a democracia é de facto o poder do povo e não dos analistas, comentadores ou opinion-makers. Pelo mundo fora - em especial na Europa, é certo – a grande maioria dos meios de comunicação vociferaram até a exaustão contra a “Grande Besta”. Poucos comentadores sobreviveram à unanimidade (pronto, Luís Delgado não é de facto um comentador, mas sim um publicitário), mas quem decide, quem tem de decidir em democracia, que é o povo (essa entidade tão indefinível), votou Bush, mais, aumentou em muito a sua votação nas últimas eleições.
O mundo pode indignar-se, mas a democracia mostrou que apesar de tudo não é assim tão manipulável e que o Quarto Poder ás vezes é fraco. No outro dia, José Manuel Fernandes perguntava em entrevista a António Barreto se ele se sentia – como comentador – mais poderoso do que um Ministro, a resposta de Barreto foi negativa. Os americanos nestas eleições responderam também negativamente a essa mesma questão. Podemos gostar ou não, concordar ou não, mas as eleições americanas foram uma vitória dos eleitores simples contra a Opinião politicamente correcta.
A Europa tem medo de Bush, e para a Europa o problema era entre Bush ou Kerry. As eleições americanas têm de facto uma influência indesmentível no mundo actual. Para mim no entanto a questão não era entre os dois candidatos, ou o perigo de Bush, a questão era como é que deixámos que o mundo seja tão dependente dos americanos que encaramos umas eleições nacionais como um problema mundial. A questão é pensar porque é que os E.U.A. são hoje de facto a “Grande Potência Mundial” e pensar se é isso que de facto queremos. Porque se calhar o ideal era que as eleições americanas mais não fossem que um distante fait-divers político nacional.

1 comentário:

Ricardo disse...

" a questão era como é que deixámos que o mundo seja tão dependente dos americanos que encaramos umas eleições nacionais como um problema mundial"

Realmente esta é a questão fundamental... a Europa e o Resto do Mundo não podem estar à espera do que os EUA vão decidir nem podem querer interferir no que decidem internamente. A europa e o RM têm é que encontrar formas autónomas de influência no mundo ... essa é que deve ser a grande preocupação.