11.3.04

O Terrorismo Relativo

O mundo está de luto, pelo menos o mundo civilizado e os seres humanos dignos desse nome. Não são só os espanhóis, que sofrem obviamente mais, que estão chocados e revoltados. A civilização que tentamos construir não é esta.
Os paladinos de certas ideias irão relativizar este atentado com as tendências imperialistas do Reino de Espanha, acharão justa mais esta forma de protesto de um povo oprimido contra o país dominador? Desta vez foi aqui ao lado, com o Euro poderá ser aqui, dessa vez de quem será a culpa, quem será o infame que obrigará a mais um acto de revolta contra a opressão. Com o 11 de Setembro quase conseguiram justificar o deliberado assassinato terrorista de milhares de pessoas, agora foram 170, serão apenas estatísticas como dizia Estaline. Confirme-se a responsabilidade da ETA e talvez ainda hoje o reverendo do bloco e a pandilha do costume venham justificar a luta do povo Basco, talvez mandem o Professor Rosas contar a história manipulada como só ele é capaz. Confirme-se que o atentado partiu da Al Qaeda e logo virão dizer que é consequência directa da guerra do Iraque e do apoio dado por Espanha aos Estados Unidos. Talvez façam manifestações pelos direitos humanos das pessoas que venham a ser detidas, agora respeitar os mortos e perceber que os fins não justificam os meios e que em democracia isto vale tanto como um assassinato a sangue frio, isso não creio.
O relativismo moral em casos destes é igualmente criminoso, não falamos aqui de uma bomba num alvo estratégico com vítimas colaterais, falamos de matar deliberadamente seres humanos, de usar a morte em nome não se sabe bem de quê. Aqui a única relatividade vem do valor da vida humana, para uns ela vale tudo, para outros vale nada.

Sem comentários: