20.7.04

A/C

Não gosto de ar condicionado, é talvez uma mania e teimosia minha mas, não gosto. Especialmente não gosto de entrar em casas ou carros de pessoas que, pelos vistos, pretendem recriar o habitat natural da Islândia em Janeiro. Isto quando lá fora estão trinta graus e em que, mal entro, o choque térmico acorda a minha rinite adormecida e me leva a convulsivos e intermináveis ataques de desesperados espirros. Assim como não gosto de que o meu nariz seque qual deserto do Sahara, levando a que, para tentar manter os mínimos níveis de educação, me contorça com vontade de “catar macacos secos” como quem colhe laranjas da árvore (mas sem comer, é evidente). Como não gosto de respirar esse ar artificial em que a garganta começa a ficar sensível e a incrementar um mau estar em que nem apetece falar.
Mas ontem, ao fazer uma viagem com um calor insuportável, em que tinha de manter, pelo menos um mínimo, das janelas abertas na auto-estrada e em que o ruído do vento se cruzava com a telefonia em altos berros para que algo fosse audível, aí tive alguma vontade de me auto-martirizar por não ter um carro com ar condicionado. Mas pensei um pouco e imaginei-me com o nariz a pingar, a respirar um ar horroroso, a fumar e deixar o carro numa nuvem espessa. Enfim, se calhar o sofrimento seria igual, mas sinto-me melhor a sofrer sem essa inovação, no meu carro já respeitável de idade (para os padrões actuais, pois para os do meu tempo de criança é ainda uma novidade) do que a utilizar modernices que resolvem uns problemas mas que não nos deixam necessariamente melhores.

Sem comentários: