16.1.08

Causas

Há causas que valem a pena. Conhecer a verdade da história é uma delas. Por isso é importante que no centenário do assassinato do rei D. Carlos e do príncipe Luís Filipe a verdade surja na história contada. Durante anos, o republicanismo dominante nas elites persistiu em contar uma história falsa e deturpada sobre os últimos anos da monarquia. Para o perceber basta ler “O Poder e o Povo”, de Vasco Pulido Valente, onde o movimento republicano é descrito com o pormenor exigido a uma tese de doutoramento. Nos livros da história oficial ficou a imagem de um rei ditador e sem o apoio do povo, que teve de ser assassinado para implantar uma salvadora república, fiel representante dos valores democráticos. Assim conhecerá a história a maioria da população portuguesa, numa consequência óbvia do que é a falsidade histórica.
A importância da data ultrapassa a causa monárquica ou republicana, por isso sua maior relevância pode estar em trazer a verdade para a história. Surgiram recentemente dois sites que podem contribuir para esta verdade, são eles “O Regicídio” e o “Centenário da República”, e os seus links passam desde já para a coluna do lado. Deixo-vos com um excerto do post de abertura de João Távora, no “Centenário da República”:
“As comemorações oficiais não se debruçarão sobre a república proclamada em 5 de Outubro de 1910, mas sobre um regime idealizado e abstracto, sobre generosas intenções que se presumirão nos republicanos de 1910, e das quais os políticos comemorantes se pretenderão afirmar-se herdeiros.”

Sem comentários: